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O Truque Que Prende a Atenção de Quem Te Lê

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Se eu te dissesse quantas horas passei na minha vida a escrever textos que as pessoas acabavam por não ler até ao fim… fazia-te perder o teu tempo e estava afastar-te do objetivo deste artigo — partilhar contigo o truque que vai prender a atenção de quem te lê.

** Sei bem que não queres saber dos meus problemas para nada. **

E esta foi, aliás, uma das grandes aprendizagens que fiz ao longo dos últimos 4 anos.

Perceber que ninguém quer saber das coisas que digo, a não ser que aquilo que estou a dizer tenha algum valor para quem está a ler.

Na maior parte dos casos, não queremos saber dos problemas dos outros (em particular de pessoas que não conhecemos) para nada.

Afinal de contas, já nos chega a nossa vida. Certo? Pois…

Por isso é que neste texto vou partilhar contigo uma dica que nunca ninguém te deu.

Levei anos para descobrir e me dar conta deste processo tão simples, mas que muda por completo as regras do jogo a nosso favor.

Para além de tudo o que este truque vai fazer pela tua escrita, vai, acima de tudo, fazer com que as outras pessoas leiam o que escreves até ao finalzinho.

No entanto, como acontece com quase tudo nesta vida, vais precisar de treinar!

E vais precisar também de abraçar a dificuldade e encarar esse treino como um passo natural para começares a fazer isto de forma quase instintiva. 

Quando deres por ti estás a fazer isto de cor e sem teres que estar constantemente a lembrar-te dos passos todos que dás quando estás a editar aquilo que escreveste.

Vamos lá?

** Escrever é Duro **  Escrever é muito duro!!

(Spoiler alert: é assim que começo todos os meus workshops — se já participaste sabes que é verdade.)

Se nunca participaste, esta é uma óptima altura para pensares nisso.

Para além disso, a maior garantia que te posso deixar é a de que vais melhorar muito a tua comunicação.

Podes ter a certeza que é a + pura das verdades.

Mas voltando à dureza da escrita… é por essa mesma razão que hoje vim até aqui.

Aquilo que quero fazer é partilhar contigo um truque útil e muito fácil de aplicar e que não só vai virar o jogo a teu favor como vai fazer com que as pessoas comecem a ler os teus conteúdos até ao fim.

Caramba! Estou mesmo entusiasmado por partilhar isto contigo.

Tudo o que tens de fazer é mudar a forma como escreves!

E atenção! Não te estou a apresentar uma missão impossível — até porque nenhum de nós é o Tom Cruise.

Tudo o que quero fazer é mostrar-te a solução perfeita para mudares a tua escrita.

Foi por isso que quis partilhar contigo o truque que vai prender a atenção de quem te lê

O que é que tens de fazer, ao certo?

Só tens de começar a…

Escrever Frases Completas Com Pensamentos Incompletos

É isto mesmo.

Aquilo que vais conseguir com esta técnica é que os teus leitores sintam que têm de continuar a ler, para não arriscarem perder qualquer coisa importante.

Mas vamos supor que no teu copy começas por contar a tua história. 

Isto faz com que do lado de lá a tua leitora sinta que está a ler a sua própria história.

Por exemplo:

  1. Levei várias semanas, mas finalmente consegui construir a minha lista de emails.
    Depois disso passei mais 1 semana a aperfeiçoar um email que eu sabia que ia ser muito útil para todas as pessoas na minha lista.

  2. Só para ter a certeza pedi a alguns amigos que revissem o email, para garantir que estava mesmo bom e depois enviei-o a uma hora que me pareceu ser perfeita.

  3. Quando vi os resultados fiquei devastado.

Repara: todas elas são frases completas, mas os pensamentos quebram a meio.

A 1ª frase começa por nos contar uma história, que é apenas o setup.

A 2ª frase deixa-te na incerteza quanto ao rumo que a história vai levar.

A 3ª fala-te do resultado, mas deixa-te a pensar no “porquê”.

As frases podem parecer que foram escritas de forma muito inteligente, mas garanto-te que não é difícil fazeres o mesmo com os teus próprios textos.

Basta que comeces por compor e arranjar as frases do teu 1º rascunho — que já sabemos que é a pior versão do trabalho que vais entregar.

Aqui tens a próxima frase antes e depois de ter sido arranjada.

*** Antes ***

“Menos de 25% da lista abriu o email e houve um alerta vermelho do MailChimp a avisar-me de que várias pessoas denunciaram o meu email como spam.”

*** Depois ***

1. Menos de 25% da minha lista abriu o email.

2. Pior, recebi um alerta vermelho do MailChimp.

3. Várias pessoas denunciaram o meu email como spam.

Como vês, parti a última frase em 3 frases diferentes, que são, todas elas, pensamentos incompletos.

Desta forma consegues fazer com que quem te está a ler siga para a próxima frase e faça aquilo que deve ser o nosso objetivo primário: ler o texto até ao fim.

Agora, o desafio que tenho para te lançar é o seguinte:

— experimenta isto nos teus conteúdos e vais ver o resultado quase imediato.

Depois conta-me como está a correr. Pode ser? Fico à tua espera.

Ahhhh, já me esquecia de te falar de um dos últimos livros que li.

Chama-se “Criatividade” e foi escrito por um dos criadores dos Monty Python, o incrível John Cleese.

Lê-se muuuuito depressa (levei 1 tarde) e traz formas diferentes de olharmos para o tema da Criatividade.
Vale bem a pena.

Aproveita para oferecer esta prenda a ti própria. Não te vais arrepender.