Já pensaste como é difícil Dar a Volta a Um Email?
Para te ajudar a ultrapassar o deserto de ideias que, por vezes, se apodera da nossa alma, preparámos um Checklist para Dares a Volta a Um Email:
- Assunto: deve ser claro e direto.
- Conhece o teu público: ajusta o email (o tom, em particular) à pessoa para quem vais enviar e ao assunto sobre o qual vais falar.
- 1º parágrafo: deve ser curto, impactante e capaz de prender a atenção de quem vai ler o teu email (para isso, usa ganchos ou benefícios).
- Corpo do texto: organiza os parágrafos e, aqui e ali, usa bullets, como estou a fazer agora. Mantém o foco no assunto que escolheste. Não divagues.
- Anexos: devem ser relevantes e estar bem identificados, para que a pessoa que os vai receber reconheça a sua utilidade ou importância.
- Último parágrafo: termina com uma frase forte e determinada.
- Call to Action: convida as pessoas a fazer qualquer coisa no final do teu email. Mas tens de dizer exatamente o que queres que as pessoas façam. Se é para comprarem alguma coisa, então pede-lhes que comprem. Sem tangas.
- Assinatura: informativa e profissional
- Teste: revê o email, lê o texto em voz alta e envia-o para ti, ou para um colega, ou uma amiga.
- Enviar: Agora… boa sorte!
Como vês, já tens aqui algo a que podes recorrer naqueles dias em que a criatividade e a clarividência partem para lugar incerto e teimam em deixar-se ficar por lá.
Enviar emails não tem de ser uma missão impossível.
Estala os dedos e começa já a trabalhar a tua escrita.
Afinal de contas, a escrita é a base de quase tudo o que fazemos.
Quanto melhor escreves, melhor pensas e organizas as tuas ideias.
E porque o mais importante é, também, prender a atenção de quem te lê desde a primeira linha até ao momento em que te despedes, lê este artigo para perceberes o que podes fazer para conseguires ser mais interessante nos teus emails.
P.S – Aproveita e compra aqui o meu novo livro, Dar a Volta ao Texto.