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4 Dicas Infalíveis Para Escreveres um Mau Copy

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Se me conheces, sabes que gosto de partilhar informação da boa — e à borla! — para te ajudar a escrever melhor. E hoje vou surpreender-te! Deixo-te 4 dicas infalíveis para escreveres… um mau copy. 

É isso mesmo! Um mau copy.

Vamos a isto?

#1 Escreve Mal

Começo por esta por ser tão óbvia… e simples.

Se não sabes escrever alguma palavra, não há problema!

Noutras circunstâncias, aconselhava-te a ires ao Google ou ao Priberam para ver como se escreve, mas neste caso não é preciso. Vai com fé!

Da mesma forma que não precisas de:

— rever o texto de uma ponta à outra, várias vezes, antes de o publicares

— ou até usar ferramentas, como o LanguageTool, para te ajudar a detetar erros.

Não percas o teu tempo com essas “picuinhices”.

#2 Não Sejas Claro no Tom & Voz

Todos nós, pessoas e marcas, temos um tom e uma voz particulares que usamos sempre que comunicamos com alguém.

Mas se não definires e identificares esse tom de voz é meio caminho andado para conseguires uma linha de comunicação pouco linear, frágil e cheia de oscilações. 

Isto poupa-te imenso trabalho, até porque deixa de ser necessário fazer as seguintes perguntas: 

  1. Quem é o público com que vamos comunicar?
  2. Qual o meio de comunicação que vamos usar?
  3. Qual o objetivo que queremos alcançar com a nossa comunicação?

A “parte boa” é que todas as pessoas vão deixar de identificar de forma clara todas as tuas peças de comunicação — e-mails, site, newsletter, redes sociais, anúncios.

Vai ficar tudo uma confusão!

Consistência? Coerência?

Um mau copy não precisa disso! Precisa, sim, de ser disperso e de transmitir instabilidade e desconforto. 

#3 Usa Linguagem Arcaica 

Deixo-te um exemplo: 

A paradoxalidade ambígua da existência humana dilui-se com frequência na inquietude com que as almas se esparramam em solilóquios de abstração cognitiva, perdendo por isso a naturalidade obsequiosa com que se degladiam em admoestações de sentenças verborreicas, o que condiciona naturalmente a possibilidade de se chegar a um consenso amplo e acerrimamente defendido pela soma das partes.

Percebeste alguma coisa? Não?

Ótimo!

Assim que o teu público ler isto deixa de te seguir, cancela a subscrição da tua newsletter ou — com sorte — deixa de interagir contigo e talvez pense em perseguir-te para toda a eternidade.

#4 – Deixa a Informação Relevante Para o Fim 

O melhor guarda-se sempre para o final!

Um mau copy não dá logo informações úteis, capazes de esclarecer as dúvidas de quem está a ler. 

Não… Há que entreter as pessoas.

A ideia é não mostrares logo o que eu posso ganhar com aquilo que me estás a vender e esperares que tenha pachorra suficiente para levar com a seca que me estás a dar.

Porque o objetivo é ser irrelevante e não oferecer de forma clara e coesa o que o público anda à procura. 

Afinal, para quê preocupares-te com as necessidades dos outros?

Como vês, é muito fácil escrever um mau copy.

Basta não dares uma informaçãozinha relevante e que melhore de alguma forma a vida das pessoas de imediato. 

Exemplos não faltam por aí e nem precisas de procurar muito para os encontrar. 

Agora, passo a bola para o teu lado.

O que achaste destas 4 dicas infalíveis para escreveres… um mau copy?

Tens mais para acrescentar à lista?

Deixa-as aqui nos comentários. ⬇️

E agora fora de brincadeira, se queres mesmo escrever bem… lê, por exemplo, este artigo.